terça-feira, 22 de maio de 2012

A T.A. e o Chão da Sala de Aula - Assistiva pra quem 'Rapá'??


Pôxa...
Lá vem esse cara chato criar problema de novo!!!

Ah... não quero saber se é essa a sua opinião. Vou ser chato (de novo)!
O tema é profundo, intrigante, essencial, e, como afirma o Prof. Teófilo Galvão, um conceito razoavelmente novo que ainda está em processo de construção, de solidificação.

Li o texto do Prof Teófilo, “Tecnologia Assistiva: De que se Trata?” e compreendi um pouco do conceito, da noção básica do que viria a ser T.A. E foi graças a esse texto, que pude ampliar até mesmo minha compreensão sobre aquilo que achava que entendia sobre o tema. Para mim T A , já que na sua nomeclatura vem a expressão 'tecnologia', me limitava a pensar que se tratava de tecnologia (científica) avançada, como equipamentos de última geração que promoveriam certo bem estar a pessoas com necessidades especiais. É também isso. Mas uma bengala, uma muleta pode ser considerada, de certo modo, como TA.

Até então estava tudo azul e bonito como a novela das seis. De repente li o texto de Mônica Peregrino (Armadilhas da Exclusão: Um Desafio para a Análise) e o capítulo 6 da Tese do Prof Teófilo (Analisando a realidade Encontrada e Inferindo Possibilidades) e meu mundo de algodão doce e alegria retornou mais uma vez ao seu normal num inverno no inferno nevando brasas de um céu negro.

Isso porque, inevitavelmente, lembrei do curso de Especialização promovido pela UFBA / FACED destinado a professores da rede Municipal de ensino que findou no ano passado, que participei como professor. Lembrei de alguns alunos e alunas que me procuravam durante os intervalos das aulas ou em intermináveis conversas via Skype, telefone ou Msn para desabafar sobre a sua situação em sala de aula com crianças com necessidades especiais.

Ambos, professores e alunos, foram jogados uns diante dos outros para que dessem vida ou para que justificassem, direta ou indiretamente, o equivoco comum que se tem da noção de inclusão. De repente professores da Rede Municipal começaram a analisar as suas ações diante dessa situação e pude perceber, num discurso comum a todos eles, que se consideravam e declaravam a quem quisesse escutar, como mecanismos promotores de exclusão.

Outro discurso comum entre aqueles tantos, que na maioria das vezes vinham acompanhados de lágrimas que lhes saltavam dos olhos, é que eram mães e pais de família e que não conseguiam dissociar o fato de que poderiam ser os seus filhos lançados naquelas condições e que teriam um professor que, como eles, não saberiam o que fazer em sala de aula. Eles começaram a ler sobre Tecnologia Assistiva e a tentar fazer TCC's no intuito de minimizar ou de 'purificar' aquele sentimento de culpa sobre suas atividades do dia a dia.

Gostaria então, nesse contexto, nesse momento, a sugerir aos colegas de sala e as meninas que irão apresentar o seminário sobre T.A, (que com certeza darão conta do recado, pois são muito competentes – basta observar a clareza e precisão de seus discursos) que ao menos digam o que pensam sobre políticas públicas que promovem a ' inclusão' na rede Municipal de educação de crianças com necessidades especiais e a realidade dessas nas salas de aula.

Não sei se as coisas melhoraram no último ano e meio – espero que sim. É, no meu entendimento, necessário revermos um pouquinho, dentro do tema de TA, mais esse equivoco político sobre o conceito de 'inclusão de gabinete'. Me senti pouco mais seguro em propor essa discussão na medida em que minha leitura do capítulo 6 do prof Teofilo avançava e ia se descortinando também algumas situações encontradas por ele durante sua pesquisa.

Vou ali tomar meu chá de camomila e meu suquinho de maracujá.

Um comentário:

  1. Nossa Júlio, que texto provocante!!!! risos...
    Pensar nos recursos proporcionados pela Tecnologia Assistiva é bem interessante, mas também pensar nas dificuldades encontradas pelos meus colegas professores e inclusive por mim mesma para verdadeiramente incluir os alunos com deficiência diante da não existência desses recursos na prática é um tema que com certeza nos deixa insatisfeitos e provocados!!!
    Vamos tentar dialogar sobre isso!!!

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